terça-feira, setembro 21, 2010

Resident Evil 4: Recomeço

Acho que estava devendo duas coisas para quem lê esse blog, certo? Em primeiro lugar, postar mais - ultimamente eu tenho passado tanto tempo no Tumblr que eu quase não venho aqui. Por último, postar mais informações de filmes.

Dessa vez, falarei do mais novo filme da franquia Resident Evil, que estreiou no Brasil na última sexta-feira (17.09.2010). Resident Evil 4: Recomeço (Resident Evil Afterlife, no exterior) chegou aos cinemas brasileiros com uma semana de delay em relação à estréia oficial (EUA, Japão e Europa) e tem suas versões normais e IMAX 3D. O que eu falarei aqui é sobre a cópia que eu assisti, IMAX 3D, no dia da estréia.

Já aviso que o texto abaixo só tem spoilers. Portanto, se você quiser guardar as surpresas para quando ver o filme, não leia.


O filme começa em Tóquio, mostrando como o incidente estourou na cidade, e a invasão das várias Alices à sede da Umbrella onde está Wesker. O vilão, por sua vez, já se mostra como um cara durão, mas nada de habilidades super humanas, o que lembra bastante o Wesker do primeiro Resident Evil.

A invasão das Alices é bem sucedida, porém Wesker consegue escapar, exterminando toda a sede da Umbrella e metade da cidade de Tóquio - com um ângulo de câmera que remete ao final do jogo Resident Evil 3. A surpresa, porém, está dentro do helicótero: A Alice original tenta dar a investida final em Wesker, que a surpreende injetando algo em seu corpo.

- MISTUREBA 1: Qualquer pessoa que tenha jogado os principais games da série vai se lembrar da cena em que injetam a La Plaga no Leon, no Resident Evil 4.

Wesker explica que injetou um "anulador do T-Virus", um antídoto que inibe a ação do vírus dentro do corpo da Alice e a transforma em uma "mera humana". Nisso eles têm um combate, que acaba com a Alice agradecendo o fato do Wesker tê-la tornado humana novamente e o helicótero bate em algum lugar.

As cenas seguintes mostram Alice voando em direção de Arcadia, cidade do Alasca citada no terceiro filme. Chegando lá, ela encontra um scrapyard - cemitério de aviões - e uma praia, onde está pousado o helicóptero da Umbrella em que Claire, K-Mart e os outros sobreviventes fugiram. Alice começa a gravar um videolog, se perguntando se ela seria a última pessoa viva, quando ela percebe um vulto correndo. Ela vai atrás desse vulto e...

- MISTUREBA 2: ...O vulto não era ninguém menos que a Claire, com um dispositivo de controle IGUAL ao que aparece na Jill no game Resident Evil 5.

Após a briga entre as duas - que termina com a Claire sendo nocauteda - a Alice retira o dispositivo dela. Quando a Claire acorda, elas deduzem que o dispositivo causa uma perda de memória e voam rumo à Los Angeles.

Quando chegam em LA, elas se deparam com uma cidade totalmente destruída. E, por incrível que pareça, não conseguem ver nem os zumbis em lugar algum. No entanto, ao se aproximarem do presídio, elas vêem algumas pessoas no telhado e cercadas por milhares de zumbis.

Após uma cena épica de um pouso no telhado - que faria John McClane ficar com inveja - e as devidas apresentações feitas, Alice vai conhecer as instalações - que é quando ela conhece Chris, que está preso em uma espécie de "solitária" - enquanto Claire continua no telhado. Os refugiados acreditam que elas foram enviadas de Arcadia para resgatá-los, que é o momento em que elas se dão conta de que não é uma cidade, mas sim um navio cargueiro.

- MISTUREBA 3: Pra quem não sabe - ou não se recorda - o game Resident Evil: Dead Aim começa em um navio chamado Morpheus, que visualmente lembra o Arcadia. E ao navio também remete um pouco ao navio mostrado em Resident Evil 5.

- MISTUREBA 4: Uma cena nesse meio tempo mostrando um "zumbi" cavando uma entrada para dentro do presídio. Esse "zumbi" é claramente um Majini, do Resident Evil 5.

O filme, então, passa à perspectiva da fuga ao Arcadia. Mas antes, é claro, precisamos da cena sexy. Luther mostra o chuveiro à Alice e a deixa sozinha para ela tomar um banho, que é quando ela escuta um barulho. Achando se tratar de Luther, ela chama pelo nome dele, mas ele não responde. Ela pega uma Magnum - igual à que o Barry usa no primeiro game do Resident Evil - e vai investigar. É ai que ela descobre que Wendell estava tentando espiá-la e eles são atacados por vários Majini.

Após o ataque e uma breve investigação sobre o túnel cavado pelos Majini, eles decidem libertar Chris. Nesse momento, Chris vê Claire e a reconhece, mas como ela está com amnésia... Enfim, vamos ao que importa: Chris, um militar que trabalhava no presídio eventualmente, sabia que tinha um APV (Armored Police Vehicle) e uma sala com "muito mais armas do que mãos para usá-las". Decididos de que eles usariam o APV para chegar ao Arcadia, eles se dividem em dois grupos: Chris, Alice e Crystal vão buscar as armas e os outros vão abrir a garagem onde está o veículo, só que eles não esperavam por...

- MISTUREBA 5: Executor Majini, também do Resident Evil 5.

Alice, Chris e Crystal vão em direção à sala de armamentos, que está dois níveis abaixo e o acesso até ela está totalmente inundado. Enquanto eles nadam até a sala, várias câmeras mostram que tem alguma coisa nadando por ali também... E logo se descobrem vários Majini, que matam a Crystal. Alice e Chris conseguem fugir e se trancar na sala de armas.

Enquanto isso, Claire e Luther tentam proteger o portão que o Executor quer derrubar. O diretor aboiolado, o assistente coreano dele e Bennett continuam a abrir o portão da garagem. Quando eles finalmente conseguem... Eles se deparam com o motor preso do lado de fora. Nisso, o diretor aboiolado mata o Bennett com um tiro na cabeça e se dirige ao avião, junto com seu assistente.

O filme então volta à Alice e Chris, que descobrem como sair da sala de armas por um duto no teto - ou seja, nadaram de bestas. Eles escutam o barulho do avião e correm em direção ao telhado. Nisso, o Executor Majini já destruiu o portão e vários zumbis invadiram o presídio.

Com todo mundo no telhado, o diretor tenta fugir com o avião, deixando todos para trás, aparentemente ele vai cair, porém ele consegue levantar vôo. Câmera volta ao telhado e centenas de zumbis invadem o telhado.

Tiros, tiros, tiros... E eles entram no elevador. Alice joga uma carga de C4 no elevador, que cai na água do andar inundado (por onde eles nadaram antes). Então a Alice joga um monte de C4 no telhado, se amarra em um cabo de aço e pula com um monte de zumbis pulando atrás dela... Ela se solta do cabo, rola no chão e sai atirando nos zumbis. E que mal lhe pergunte, aonde foi parar o Executor Majini?

Eles conseguem se safar - por enquanto - e têm a brilhante ideia de fugir pelo túnel que os Majini cavaram. Nisso, eles vão até os chuveiros e começam a entrar no buraco. Quando ficam pra trás o coreano, Alice e Claire, o coreano é morto - é a morte mais BRUTAL do filme. Não vou descrevê-la, mas aviso que é obra do Executor Majini.

Começa uma briga entre a Alice e o Executor, e logo ela é nocauteada. Cabe à Claire dar um jeito nele... E ela consegue. Quer dizer, aparentemente ela consegue, até ele se levantar e ARREMESSAR (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) a marreta/machado dele nas duas - e errar, óbvio. Alice pega a 12 e atira, explodindo a cabeça dele.

Elas entram no túnel e vão descendo... Até se encontrarem com Luther e Chris. A cena já muda para um Chris fora do túnel, segurando a Alice, a Claire e quando o Luther vai sair do buraco, ele é atacado por um Majini, selando o teto. Os três que sobraram arranjam um barco e vão rumo ao Arcadia.

Chegando lá, eles encontram o avião e deduzem que o diretor aboiolado conseguiu chegar e está vivo, pois ele não está no avião. E vão investigar o barco. É quando eles descobrem que o navio, na verdade, pertence à Umbrella - helloooooooo, Morpheus - e que é, tipo, um grande armário de cobaias humanas vivas.

- MISTUREBA 6: Iguais às câmaras criogênicas que aparecem no Resident Evil 5.

Enquanto eles vão libertando as cobaias, Alice vai investigar mais a fundo... E claro, encontra Wesker. Vivo. Agora, sim, ele tem o vírus no corpo dele.

- MISTUREBA 7: A luta que se sucede entre Chris e Claire vs Wesker é muito próxima às brigas entre Chris e Sheva vs Wesker na doca do navio e dentro do avião, no Resident Evil 5.

Se você leu até aqui, prepare-se par ao pior ERRO do filme: Em dado momento, Wesker simplesmente exibe o monstro dentro dele. Sim, como se fosse um Majini!. É nesse momento que a Alice consegue reaver a 12 e dar um tiro dentro da cabeça dele. A cena não é bonita, mas é bacana.

Depois disso, eles trancam o diretor aboiolado - que se vendeu pro Wesker - na mesma sala em que está o corpo do Wesker. E então escutamos alguns barulhos, que com certeza vinham do Wesker.

A cena já corta para o Wesker fugindo, novamente, de helicóptero. Ele aciona o dispositivo para extinguir o navio, enquanto Alice, Chris e Claire correm para fora do navio. O barulho, porém, vem de dentro do helicóptero, e a cena já mostra a explosão quase nuclear no céu.

O filme termina com Luther vivo, fugindo por outra saída dos esgotos, enquanto vários helicóteros da Umbrella se aproximam do Arcadia.

BONUS: Após a primeira leva de créditos finais, uma cena mostra dentro de um dos helicópteros da Umbrella uma mulher loira vestida de colante roxo, dando ordens aos soldados. Quando essa mulher se vira, nós vemos ninguém mais, ninguém menos, que a Jill com o mesmo dispositivo de controle em que ela aparece no Resident Evil 5.

2 comentários:

  1. Agora me bateu um branco se o filme é em Los Angeles ou Las Vegas... Quase certeza de que é em Los Angeles mesmo, o 3 já mostrou Las Vegas praticamente destruída.

    ResponderExcluir