segunda-feira, junho 21, 2010

Copa do Mundo 2010 - Última Rodada da 1ª Fase

Hi buddies!

Hoje, venho para comentar algo que talvez ninguém esperasse de mim: A Copa do Mundo de Futebol. Sim, porque apesar de eu não curtir o esporte em si - pelo menos não no Brasil - eu gosto desse tão grandioso evento mundial.

Sendo assim, estou acompanhando a Copa desde o primeiro dia, com o mediano África do Sul x México e o horrendo França x Uruguai até as partidas de hoje. E pelo fato da Copa desse ano ter sido extremamente cheia de resultados inesperados, tentarei fazer um preview de como serão as próximas partidas e o que esperar delas.

Grupo A - México x Uruguai e França x África do Sul
Graças às vitórias em cima, respectivamente, da França e da África do Sul, ambas as seleções estão com 4 pontos. Com o próximo jogo entre elas, muitos esperam um jogo ameno, pois um empate favorece ambas as seleções, classificando-as para a próxima fase, tendo como fator chave o saldo de gols para decidir o primeiro e segundo lugar do grupo. Por outro lado, o segundo lugar do grupo enfrenta a Argentina, já classificada e primeiro lugar do Grupo B - e que demonstrou um futebol superior às duas seleções.

Em caso de empate, o favorecido com certeza será o Uruguai, que tem um saldo de gols de +3, enquanto o México possui + 2. E caso uma das seleções perca, ela ainda tem que torcer para um empate no outro jogo do grupo - ou, no máximo, uma vitória sofrida, com poucos gols.

Já a África do Sul e a França estão praticamente desclassificadas para a 2ª fase da Copa, entretanto ainda há uma chance para uma das duas se classificar: Como cada uma possui um empate - os primeiros jogos da Copa, respectivamente África do Sul e México (1 x 1) e França x Uruguai (0 x 0) - ambas as seleções possuem 1 ponto. Ou seja, não somente a vitória é necessária, como uma derrota do México ou do Uruguai adicionada à uma goleada em cima do adversário, para a decisão ir para o saldo de gols.

Grupo B - Argentina x Grécia e Coréia do Sul x Nigéria
Sim, os gregos estão &*!@%¨. Para quem acha que o jogo vai ser mais "sossegado" pelo fato dos hermanos já estarem classificados, engana-se. Sr. Maradona vai querer manter a Argentina invicta nessa 1ª fase - e óbvio, vai querer manter na 2ª também.

Por outro lado, a Grécia precisa da vitória em cima da Argentina, pois briga com a Coréia do Sul pela segunda colocação no grupo.

A Coréia do Sul, por sua vez, também precisa da vitória em cima da Nigéria, já desclassificada. Apesar da posição mais "cômoda", a Coréia do Sul precisa ganhar o jogo e torcer também por uma vitória bastante provável da Argentina sobre a Grécia, para não ter que brigar pelo saldo de gols.

Grupo C - Eslovênia x Inglaterra e EUA x Argélia
A Inglaterra, considerada por muitos a pior campanha de uma seleção européia nessa Copa, precisa vencer o líder do grupo, Eslovênia, de qualquer forma. Com isso, ela consegue a classificação para a 2ª fase, porém dependendo do jogo dos Estados Unidos para definir sua colocação.

A Eslovênia, por sua vez, está a um passo da classificação. Um empate com a Inglaterra e ela já está classificada. E isso graças ao empate injusto do jogo contra os EUA - que teve o melhor futebol apresentado nessa Copa do Grupo C.

Tá bom, talvez não o melhor, mas o "menos pior". Graças ao gol da virada, que foi anulado - apesar de mais do que válido - no jogo contra a Eslovênia, os EUA agora precisam vencer a Argélia para garantir uma vaga na 2ª fase, ficando com 5 pontos na classificação geral do grupo.

E como, para eles, tanto faz o resultado do outro jogo, toda a responsabilidade pela classificação cai sobre o próprio time.

Grupo D - Gana x Alemanha e Sérvia x Austrália
Esse é um dos grupos mais embolados de toda essa Copa do Mundo, pois todas as seleções ainda podem se classificar!

Gana, atual líder do grupo com 4 pontos, sofre uma situação bem parecida com a da Eslovênia, do Grupo C: Para garantir a classificação, eles precisam vencer o próximo jogo, contra a Alemanha.
O único porém é que a Alemanha também precisa vencer para garantir a classificação, ficando com 6 pontos, caso vença.

Um empate aqui cairia bem para os dois, porém Gana sairia beneficiada: Ela iria para 5 pontos, garantindo no mínimo o segundo lugar do grupo, enquanto a Alemanha ficaria com 4 pontos, esperando um empate da Sérvia contra a Austrália - aí a disputa do segundo lugar iria pelo saldo de gols entre Alemanha e Sérvia - ou por uma vitória da Austrália - também levando o 2º lugar à uma disputa pelo saldo de gols, dessa vez da Alemanha contra a Áustrália.

Agora, caso a Alemanha ganhe, quem vai para a posição incômoda é Gana, que passa a desejar um empate entre Sérvia e Austrália - disputando pelo saldo de gols com a Sérvia - ou pela vitória da Austrália - pelo saldo de gols contra os cangurus.

Já a situação da Sérvia é mais "leve", pois mesmo o empate já facilita a vida deles. Quem terá que correr atrás do prejuízo será a Austrália, que precisa ganhar de goleada e torcer para a Alemanha perder de Gana, pois um empate entre as duas seleções faz a disputa ir para o saldo de gols entre Alemanha e Austrália - e nessa, atualmente, quem leva a melhor são os alemães.

Grupo E - Holanda x Camarões e Japão x Dinamarca
Não tem muito o que dizer sobre o jogo da Holanda contra a seleção de Camarões. O jogo, que será praticamente um amistoso entre a seleção classificada (Holanda - 6 pontos) contra a desclassificada (Camarões - 0 pontos), não afeta em nada o resultado do outro jogo.

Já o jogo entre Japão e Dinamarca promete pegar fogo. Ambas as seleções estão com 3 pontos, o que leva a crer que elas tentarão superar os limites em busca da classificação.

Apesar do mesmo saldo de pontos, a Dinamarca precisa ganhar do Japão para se classificar, pois um empate faz com que ela seja desclassifica pelo saldo de gols - Japão tem um saldo de 0 gols, enquanto a Dinamarca tem -1 gol.

Grupo F - Eslováquia x Itália e Nova Zelândia x Paraguai
Outro grupo em que temos tudo embolado, com todas as seleções podendo se classificar.

O Paraguai, em primeiro lugar com 4 pontos, não pode perder para a Nova Zelândia: Se perder, não só dá chances para a Nova Zelândia se classificar, como pode ser desclassificado do grupo. Por isso, um empate com a Nova Zelândia já seria de grande ajuda para os amiguinhos muambeiros, mas além do empate, eles precisam torcer para a Itália também empatar ou perder para a Eslováquia.

Já a Itália precisa ganhar da Eslováquia de qualquer jeito. Uma vitória da Eslováquia, aqui, mata qualquer chance que a Azurra tenha de se classificar. Agora, se a Itália empatar com a Eslováquia, ela precisa torcer para o Paraguai ganhar a partida contra a Nova Zelândia. Dessa forma, ela vai para 3 pontos, Eslováquia fica com 2 pontos e a Nova Zelândia mantém os 2 pontos que já tem.

Grupo G - Brasil x Portugal e Costa do Marfim x Coréia do Norte
Aqui é um dos grupos praticamente feitos: Os dois classificados serão, independente da posição, Brasil e Portugal.

No último jogo do grupo, Brasil e Portugal se enfrentam. O Brasil, que tem 6 pontos, já está classificado para a 2ªfase. Portugal precisa de um empate para se classificar em 2º, e da vitória para se classificar em 1º.

Agora, caso Portugal perca para o Brasil e mantenha os 4 pontos, a Costa do Marfim pode vir a se classificar, caso desça uma goleada de mais de 9 gols em cima da Coréia do Norte - O saldo de gols de Portugal é de 7 gols, enquanto o da Costa do Marfim é de -2 gols.

Grupo H - Chile x Espanha e Suíça x Honduras
Tirando a seleção de Honduras, que já está desclassificada, as outras três brigam pelas vagas.

A Suíça possui chances altíssimas de sair vitoriosa do jogo contra Honduras, por isso é praticamente uma das classificadas. Caso isso realmente aconteça, ela iria para os 6 pontos, esperando o resultado do jogo Chile x Espanha.

Já a situação da Espanha é um pouco mais delicada: Ela precisa vencer o Chile, que tem 6 pontos, para ter a chance de classificação.

Caso isso aconteça, tanto Chile, Espanha e Suíça ficam com 6 pontos, disputando as 2 vagas pelo saldo de gols.

Na sexta-feira, após o último jogo dessa 3ª rodada, eu posto o que eu acertei e errei desse preview.

See yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário