O primeiro post dessa série é sobre uma recente participação no SpeedBlog, que é um dos blogs que eu leio sobre automobilismo. No domingo, eles fizeram um post sobre a Fórmula 1 em Le Mans, com alguns dados que eu achei interessantes e, ao mesmo tempo, curiosos. No post consta a informação de que o blog F1 Fanatic fez um cálculo em 2008, tentando estimar qual seria o tempo de volta de um fórmula 1 em de la Sarthe, que tem em sua extensão 13,6km.
A essa altura do cameponato, todos vocês devem saber que meu passatempo predileto é o GT5, certo? Pois bem, como o jogo oferece dois carros de Fórmula 1 que existem - o F2007 e o F10, ambos da Ferrari - e o circuito em questão, resolvi tirar a questão a limpo.
Os dados que o F1 Fanatic estimou foram os seguintes:
A pole position da Le Mans, em 2008, foi feita pelo piloto Stéphane Sarrazin em um Peugeot 908 HDI. O tempo da volta foi de 3min18s513.Com base nisso, um fórmula 1 deveria fazer um tempo de 2min54s118, ou seja, uma diferença de 24s395.
O que eu fiz: Eu peguei a Ferrari F10 e fiz um Time Trial em de la Sarthe (dois traçados, 2009 - mais atual; e 2005 - mais próximo ao de 2008), para ter uma média de tempo e diferença entre eles. Os tempos obtidos estão listados abaixo.
Ferrari F10 - Fórmula 1 @ Circuit de la Sarthe 2005 - 3min10s382
Ferrari F10 - Fórmula 1 @ Circuit de la Sarthe 2009 - 3min16s745
Como eu ainda não tenho nenhum carro de Le Mans, pedi para um amigo fazer algumas voltas com o carro dele, um Audi R10 TDI (no jogo, Audi R10 TDI Race Car ‘06). Os tempos foram:
Audi R10 TDI - Le Mans @ Circuit de la Sarthe 2005 - 3min26s510
Audi R10 TDI - Le Mans @ Circuit de la Sarthe 2009 - 3min33s419
No traçado de 2005, a diferença entre a Ferrari F10 e o Audi R10 TDI foi de 16s128. Já a diferença, entre esses dois carros, no traçado de 2009 foi de 16s674. Mas você deve levar em consideração um ponto importante: Eu me dou melhor com carros mais "pesados" - o Audi R10 TDI pesa em torno de 900 kg, a Ferrari F10 pesa em torno de 650 kg.
Ainda, como curiosidade, fiz algumas voltas com o Raybrig Honda NSX, para ver a diferença de tempo.
Raybrig Honda NSX - Super GT @ Circuit de la Sarthe 2005 - 3min45s383
Raybrig Honda NSX - Super GT @ Circuit de la Sarthe 2009 - 3min51s128
Como curiosidade, resolvi enviar ao pessoal do SpeedBlog, que pegou as informações e as publicou, dando todos os créditos. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário