terça-feira, janeiro 19, 2010

TOP 5 - FPS GAMES

Ok, uma postagem extremamente #nerd. Há exatas 2 semanas me perguntaram no Formspring qual era o meu Top 5 de FPS. Fiquei sete dias para responder, pois pensava e nada de conclusões.

Seis dias com essa maldita pergunta na minha cabeça, e voilá. Acho que cheguei à uma conclusão e abaixo está o meu Top 5 de FPS.

Para quem não sabe, FPS é a sigla para First Person Shooter, ou seja, jogos em primeira pessoa.

#5 - AREA 51 (PC / Xbox / PS2)
Softhouse:
Midway Studios - Austin (Desenvolvimento)
Midway Games (Publicação)

Data de lançamento:
25/Abr/2005

Nota: 8.5 (PS2 - IGN)



O quinto lugar da lista fica com o Area 51. O jogo, que na verdade é um remake do arcade tosco de mesmo nome, me surpreendeu por ser um dos poucos FPS lançados para PS2 que prestam.

A temática é a mesma do jogo original (ou seja,
cliché): A famosa "base secreta" localizada no deserto de Nevada (Estados Unidos), que realiza experimentos com alienígenas e formas de vida de outros planetas, sofre um incidente bioquímico e uma equipe especial é enviado para controlar a situação. O jogo ainda conta com a participação do bizarro rockstar Marilyn Manson como dublador da voz de um bizarro alien que te oferece ajuda, desde que você o ajude também - quem disse que não existe capitalismo intergaláctico?
Como o primeiro time não volta e não responde mais aos chamados, uma outra equipe da mesma unidade é enviada para investigar o ocorrido e terminar a missão da primeira equipe.

PLAY: Várias mortes, infecções, alienígenas, tiro pra tudo quanto é lado e uma porrada de monstros que mais tarde seriam reaproveitados no Resident Evil 5 (lançado três anos depois).

REPLAY: Jogar com um humano infectado é uma das coisas mais estranhas - e divertidas - já realizadas em um FPS.


----

#4 - BLACK (PS2 / Xbox / X360)
Softhouse:
Criterion Games (Desenvolvimento)
Electronic Arts (Publicação)

Data de lançamento:
27/Fev/2006

Nota: 8.7 (PS2 - IGN)



Ratatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatata --- BOOM!

Confesso: A primeira fase do jogo me impressionou pela quantidade de ação. (Pedaços) da parede voando pra tudo quanto é canto, explosões, tiros. Uma infinidade de "coisas" acontecendo na tela ao mesmo tempo e que, com certeza, causam uma certa confusão momentânea.

Infelizmente (ou felizmente), a primeira fase do jogo consegue ser encerrada em míseros 15 minutos. Isso me brochou um pouco, achei que o jogo seria bem mais longo... Bom, de certa forma, é. As sete fases seguintes têm uma média de 1 hora cada. Pouco para um jogo normal, entretanto um tempo razoável para um FPS, principalmente no final da geração PS2/Xbox.

PLAY: O roteiro é sobre um Black Op., um agente que não existe nem para o próprio governo e que... Ratatatatatatatatatatatatatatatata --- BOOM!

REPLAY: Ratatatatatatatatatatatatatatatata --- BOOM!



----

#3 - DOOM 3 (PC / Xbox / Linux / Mac)
Softhouse:
Id Software (Desenvolvimento)
Activision (Publicação)

Data de lançamento:
03/Ago/2004

Nota: 8.9 (PC - IGN)


Doom 3 pode ser definido com um sentimento: Medo. Principalmente para quem tem medo do escuro. Eu não tenho maiores problemas com a escuridão total, maaaaaaas...

As imagens não mentem: 95% do jogo é escuro. E quando tem luz, ou vem das fireballs lançadas pelos Imps, ou pelo fogo do Inferno... Aliás, isso aqui não falta: Marte é o Inferno em si.

O jogo tem uma variedade bacana de armas, de monstros e de sangue. Deveria ser considerado HN (Hellish Nightmare) pela censura, principalmente jogando no nível mais difícil.

PLAY: Você é um recruta da Marinha e é designado para servir em Marte, sob o comando da MARS, uma empresa de pesquisas científicas. Você não tem medo - até o Inferno invadir Marte e tudo ficar escuro.

REPLAY: CHAINSAW YEAH!


----

#2 - COD: MODERN WARFARE 2 (PC / PS3 / X360)
Softhouse:
Infinity Ward (Desenvolvimento)
Activision (Publicação)

Data de lançamento:
10/Nov/2009

Nota: 9.5 (PC - IGN)



Você é Gary "Roach" Sanderson, um sargento de um esquadrão de elite mundial. Sua missão é caçar um grupo terrorista que quer redefinir todo o terrorismo ao redor do mundo - da pior maneira.

Seja no frio da Sibéria ou no calor extremo do Rio de Janeiro, a tarefa é mais simples do que parece ser: os terroristas não têm tantas conexões como é dito, então o jogo é mais curto do que você pensa. Mesmo assim, é lindo.

No mais, o jogo segue a mesma linha de Black, que ficou em quarto lugar no meu Top 5. Ratatatatatatata --- BOOM! Às vezes isso basta.

PLAY: O jogo é curto, mas considero facilmente o melhor FPS lançado em 2009.

REPLAY: A fase do Rio de Janeiro vale por tudo. De verdade. Chega a ser insano. Capitão Nascimento treinava jogando CoD: Modern Warfare 2.


----

#1 - HALF-LIFE 2 (PC / Xbox)
Softhouse:
Valve (Desenvolvimento)
Vivendi Games (Publicação)

Data de lançamento:
16/Nov/2004

Nota: 9.7 (PC - IGN)



Lindo. Maravilhoso. Obra prima suprema. Excelente. Mais do que excelente. "Strogonoficamente" gratificante. Já disse que o jogo é perfeito? Não? Pois é, não é perfeito. Só não é perfeito porque não é infinito como o Enduro.

O primeiro lugar do meu Top 5 FPS Games fica com essa obra prima suprema, considerada por muitos como o melhor FPS já lançado - e olha que já faz quase 6 anos desde seu lançamento.

A sequência do tão-foda Half-Life supera o original em todos os sentidos possíveis. Quem jogou, sabe do que eu estou falando. Quem não jogou, deve jogar. Sim, DEVE.

PLAY: Gordom Freeman. Gravity Gun. Aliens. Half-Life. Você não precisa de mais nada, só de um cheat para ganhar dinheiro sem trabalhar na vida real.

REPLAY: Blue Shift: Source, Team Fortress: Source, Half-Life 2: Lost Coast, Zombie Panic: A Half-Life 2 Modification, Half-Life: Opposing Force: Source etc. ad infinitum.


----

RUNNERS-UP

Esses são os jogos que ficaram de fora (por pouco):

Rainbow Six: Vegas (PC /PS3 / X360)
Half-Life (PC / Xbox /PS2)
Doom 2 (PC)
Return to Castle Wolfenstein 3D (PC)
Quake II (PC)
F.E.A.R. (PC /Xbox)
TimeShift (PC / PS3 / X360)
Turok (PC / PS3 / X360)
GoldenEye 007 (N64)
South Park (PSOne / N64)
Time Crisis 4 (PS3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário