quinta-feira, janeiro 27, 2011

Playstation Meeting 2011


Começo de ano e é aquela coisa: todas as empresas de video-game fazem seus eventos para falar de suas novidades para a imprensa e o público em geral. Há algumas semanas rolou um evento da Nintendo, em Tóquio, para apresentar o 3DS. E ontem rolou o Playstation Meeting 2011 e, como sempre, o senhor Kaz Hirai trouxe algumas novidades.

O pessoal da SCEA - Sony Computer Entertainment America - fez um live feed do evento. Eu traduzi alguns pontos - que julguei mais importantes - mas a cobertura completa pode ser vista nesse post do Playstation Blog. :)

Introdução:
A conferência começou com Kaz Hirai, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment, mostrando um vídeo exibido na E3, chamado Cyber Society. Esse vídeo mostra o futuro que a Sony imaginava em meados de 2005 - e Kaz afirma que "muito do que eles imaginaram foi materializado para os usuários da Sony."

Ele então passa alguns dados interessantes sobre o PS3:
  • O console se tornou o centro da sala de estar, graças à sua multifuncionalidade;
  • Mais de 80% dos PS3 no mundo estão conectados na internet;
  • Até o dia 25 de janeiro foram criadas mais de 69 milhões de contas na PSN.
Kaz continua:
E quanto ao mundo fora da sala de estar? O mundo dos portáteis acrescenta novos valores aos vídeo games. Os jogos estão mais próximos que nunca e são acessíveis a qualquer momento - e o mundo dos portáteis sofreu mudanças drásticas desde o lançamento do PSP.

Houve um tempo em que a única maneira que existia para jogar na rua era com um aparelho dedicado a isso, como o PSP. E nós, como fabricantes de uma plataforma, precisamos nos adequar ao mercado. Quando lançamos o PSP, os celulares eram incapazes de oferecer um conteúdo de qualidade. Após 6 anos, esses aparelhos celulares multifuncionais estão prontos para a 'experiência Playstation.'

A questão é: como nós levaremos uma experiência do nível Playstation para um público maior? Gostaria de apresentar uma das possíveis soluções: o Playstation Suite.
Playstation Suite:
Basicamente, o Playstation Suite vai deixar o conteúdo PS disponível em aparelhos celulares e tablets que utilizem Android. Mas não é só isso. O Playstation Suite é um "hardware-neutral game framework", ou seja: pode ser utilizado para o desenvolvimento de jogos. Com a palavra, Kaz Hirai:
O Playstation Suite expande o ambiente Playstation para além do PSP. É uma plataforma cruzada, disponibilizando conteúdo Playstation em celulares e tablets que utilizem Android. Nós também vamos lançar o Playstation Certified, que vai controlar os testes de qualidade para garantir conteúdo com a qualidade Playstation em diferentes dispositivos, portanto os usuários terão liberdade para escolher o celular que preferirem.

Além disso, o Playstation Suite traz um framework que suporta o desenvolvimento de jogos para portáteis. Esse framework foi desenvolvido para atrair a maior quantidade de desenvolvedores possível.

O conteúdo do Playstation Suite deve ser lançado até o próximo ano. E nós também estamos preparando o lançamento da Playstation Store para os aparelhos que utilizam Android e esperamos expandir o mundo de Playstation com isso, pois as possibilidades da produção de novas formas de entretenimento são praticamente sem limites.
Com o primeiro anúncio do Playstation Meeting 2011 sendo o Playstation Suite (que eu já achei bem legal), teoricamente os próximos anúncios seriam maiores e, talvez, melhores. Certo? Sim. Sem nem esperar a galera tomar fôlego, Kaz prosseguiu com seu discurso:
Ao mesmo tempo, nós queremos alcançar o objetivo de sempre: a experiência máxima em um portátil. Esse é o sucessor do PSP, codenome 'NGP.'
NGP - ou PSP2:
Segundo o Twitter, NGP significa Next Generation Portable - ou, se você gosta de uma boa piada, Neo Geo Pocket. De todo modo, muita gente já chama o portátil de PSP2. Enfim, por enquanto o nome oficial não foi divulgado, portanto é tudo especulação.


Esse é o NGP - entre suas features, dois analógicos, tela de 5 polegadas OLED, 3G, GPS, Wi-Fi, touchpads frontais e traseiros, acelerômetro com 3 eixos. No Playstation Blog falaram algo sobre "awesome iconography on the back", mas isso eu não vi, então...

Três coisas importantes a serem citadas:
  1. o NGP tem analógicos de verdade, não aquele botão que vai pra lá e pra cá igual o do PSP;
  2. ele é maior que o atual PSP (PSP 3000), mas não foi falado nada sobre o peso;
  3. ele tem espaço para mídia física, tipo um cartão de memória flash.
Voltando ao evento, foram exibidos alguns jogos em desenvolvimento: Hot Shots Golf, Gravity Daze, Killzone, Reality Fighters, Smart As, Broken, Little Big Planet, Little Deviants, WipEout, Resistance e Uncharted.

O presidente do SCE Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, jogou Uncharted ao vivo, no palco. Antes, ele falou um pouco sobre o portátil:
A primeira coisa que você vai notar é essa tela grande e bonita. Comparada com uma tela de 3,5" de um smartphone, é quase o dobro do tamanho! Além disso, você pode ver as imagens claramentede todos os ângulos, o que é perfeito para jogadores que, como eu, gostam de jogar deitados.

O maior pedido entre os usuários de PSP era um analógico direito. Então nós desenvolvemos um 'micro analógico', que apesar do tamanho, oferece uma experiência igual à do Dualshock.
Yoshida sai e quem sobe ao palco é Muneki Shimada, do Desenvolvimento de Softwares, para falar sobre o design do NGP:
Nós chamamos esse design de 'Super Oval', para ser utilizado por longas sessões de jogo. Ele não é um 'slider', como o PSPgo. Ele tem um design mais robusto. E a tela sensível a toque permite que ações como tocar, agarrar, arrastar, empurrar e puxar.
Yoshida voltou ao palco, agora pra apresentar Little Deviants. Esse jogo usa bastante o painel de toque traseiro. Um ponto que chamou bastante a minha atenção foi que o touchpad traseiro tem o mesmo tamanho da tela OLED, portanto todos os seus movimentos são mapeados na tela frontal.Yoshida ainda apresenta o uso de ambos os painéis de toque ao mesmo tempo - coisa que talvez muitos jogos vão adotar.

LiveArea:
Kaz foi enfático: todos os jogos vão utilizar a LiveArea, que vai trazer novidades de cada um.

A LiveArea é o portão de acesso dos jogos. De lá, você poderá começar um jogo, acessar a PS Store, ver o que seus amigos estão fazendo, se comunicar com eles etc. E parece que vai ser compatível com as operadoras de telefonia celular, podendo enviar mensagens em tempo real.

Entre outras features do NGP, temos o Near, que mostra por onde você já andou na cidade e o que as pessoas próximas a você estão jogando

Softhouses:
Kaz Hirai afirmou que recebeu suporte de muitas softhouses. Como se não bastasse, identificou algumas pessoas da Capcom, Sega, Tecmo Koei, Konami, Epic e Activision.

Começando por Jun Takeuchi, da Capcom, que mostrou Monster Hunter Portable 3rd no NGP e disse que os analógicos são ótimos. Depois, ele mostrou uma cena de Lost Planet 2 renderizada em tempo real. Para concluir, ele elogiou o NGP, dizendo que é uma plataforma flexível e fácil para se desenvolver.

O próximo da fila foi Toshihiro Nagoshi, da Sega, mostrando uma cena de Yakuza renderizada em tempo real no NGP. Na sequência, Akihiro Suzuki, da Tecmo Koei, mostrando um Musou game que usa o touchscreen do NGP. No final, ele adicionou que são apenas ideias, mas eles estão experimentando e que ele está bem certo de que poderão desenvolver títulos inovadores.

Tim Sweeney, da Epic Games, mostrou a Unreal Engine 3 rodando no NGP e disse que a GPU multi-core da Sony tornou isso possível, pois é 4x mais poderosa do que qualquer portátil que já vimos.
Estamos bastante esperançosos e achamos que vocês, jogadores, ficarão espantados com o que essa geração de portáteis da Sony pode oferecer.
Philip Earl, da Activision, no palco. Resumo em três palavras: Call of Duty. Eu não sou o que pode se chaamr de "fã" da série, mas...
Acreditamos que o NGP vai mudar o jeito das pessoas jogarem portáteis, e nada melhor do que provar isso com o Call of Duty. Acreditamos que será um marco para a próxima geração de jogos portáteis. Quando consideramos a tela OLED, os analógicos, touchpads e a conectividade social, as possibilidades são infinitas.
Para finalizar, o mestre, o único, inigualável...
...Hideo Kojima,...
...da Konami.

Mas ele chegou soltando uma pedrada, né? "Não temos nenhum título a ser anunciado hoje, mas quero falar sobre o que esperamos no futuro."

E então ele mostra uma cena do MGS4 renderizada no NGP. Só não ficou claro, aqui, se a cena foi renderizada em tempo real, apesar dele ter afirmado que "nós podemos usufruir da mesma qualidade que o PS3 no NGP."
O que eu gostaria de fazer é você jogar no seu PS3. Quando for sair, colocar o jogo no NGP e quando voltar para cara, colocar o jogo de volta no PS3. Esse sonho se tornará realidade no futuro. E, por enquanto, eu estou trabalhando no projeto desse sonho. Não posso revelar agora, mas gostaríamos de apresentar o que estamos fazendo na E3."
O NGP está previsto para ser lançado próximo ao Natal e suas configurações podem ser acessadas aqui. E a melhor coisa? Não está sendo desenvolvido pela Polyphony Digital. >:)

[UPDATE - 28/01/2011]

A Beb's, do Girls Of War, fez um post completinho sobre o NGP, inclusive com vídeos. Dá uma passadinha lá. ;)

Um comentário: