quarta-feira, dezembro 15, 2010

GameSpot: Best Of 2010

Começou! Uma das mais populares - e controversas - votações envolvendo a voz do público: o Best of 2010 do portal GameSpot.

Como sempre, começa com uma introdução, mostrando o que aconteceu nos 4 trimestres do ano. E aí que começa a festa: São dezenas de categorias, divididas por seções.

Para começar tem a Special Achievement, que contém premiações como Mostly Surprisingly Good Game, Best Story e Best Ending - entre outras. Em seguida, Dubious Honors, que tem premiações duvidosas - DU'H - como Most Disappointing Game e Worst Game Everyone Played. Depois temos o Genre Awards - que premia de acordo com a categoria do jogo: Best Shooter Game, Best Racing Game etc. - e o Platform Awards - que premia de acordo com a plataforma: Best PS3 Game, Best Xbox 360 Game etc.

Por fim, mas não menos importante, temos as duas categorias principais: Game Of The Year, onde tá tudo junto e misturado pra batalha final, e Early 2011 Most Anticipated, para ver qual o jogo mais aguardado de 2011.

Vale uma citação, ainda sobre duas franquias em que os fãs se batem mais do que na briga Forza x Gran Turismo: Battlefield x Call Of Duty. Enquanto o todo poderoso Call Of Duty: Black Ops recebeu três indicações (Best Competitive Multiplayer, Best Shooter e Best Wii Game), o "Call Of Duty é melhor" Battlefield: Bad Company 2 recebeu 6 indicações (Best Sound Design, Best Competitive Multiplayer, Best Shooter, Best PC Game, Best PS3 Game e - OH SNAP - Game Of The Year).

Eu acabei de votar e fui marcando meus votos - listados abaixo. O que vocês estão esperando? :)

Special Achievement
Mostly Surprisingly Good Game - Sonic & Sega All-Stars Racing
Foi difícil votar nessa categoria. Primeiro porque eu não joguei a maioria dos jogos indicados - por exemplo, Dead Premonition eu fiz questão de ficar longe por achar que seria um jogo meia boca.

De todos os indicados, eu joguei apenas dois: Sonic & Sega All-Stars Racing e GoldenEye 007. O GoldenEye 007 pecou por um motivo, que me deixa extremamente PUTO: Aquela crossover gigante. E, segundo a @naomyy, não dá pra diminuir pelo menu ingame.

Best Story - Heavy Rain
Outra categoria em que foi difícil decidir em quem votar. Dos 10 jogos indicados, eu joguei 7 deles: Alan Wake, Enslaved: Odyssey To The West, Heavy Rain, Red Dead Redemption, BioShock 2, Mafia II e Silent Hill: Shattered Memories. Dos 7 jogos, eu gostei do storyline de 5 deles: Alan Wake, Enslaved: Odyssey To The West, Heavy Rain, Red Dead Redemption e BioShock 2.

Viu que complicado? Critério de eliminação não funcionou comigo nessa categoria. Acabei por rever a história desses 5 jogos, e acabei votando no Heavy Rain, que eu julguei a mais dramática. Hate me.

Best Graphics, Technical - God of War: Ghost of Sparta 
Outra categoria em que eu votei com pesar. A disputa foi pesada - Heavy Rain, God of War III, Castlevania: Lords of Shadows, entre outros.

Pois bem. Você pode achar estranho eu ter votado em um jogo de PSP. Mas é justamente por isso que eu votei nele: é um jogo de PSP.

Best Graphics, Artistic - Red Dead Redemption
Já nessa aqui, não foi difícil decidir no que votar. Um dos jogos mais bonitos - no ponto de vista artístico - que eu joguei foi o Red Dead Redemption. Então, nada mais justo que votar nele também.

Best New Character - Scott Shelby (Heavy Rain)
Primeiro, quem em sã consciência colocaria um detetive acima do peso e asmático como protagonista de um jogo? Eles colocaram - e funcionou.

Best Expansion Pack - N/A
Eu não votei nessa categoria por não ter jogado nenhum dos jogos listados ali.

Best Downloadable Console Game - Pac-Man Championship Edition
Antes de explicar, duas perguntas: CADÊ O MEGA MAN 10?! CADÊ O SCOTT PILGRIM?

Enfim, é isso: Eu sei que tinha Super Meat Boy e Lara Croft and The Guardian of Light para votar, mas... Pac-Man fez minha infância. Sorry.

Best Downloadable Content - Red Dead Redemption: Undead Nightmare Pack
Meio óbvio o motivo do voto, certo? Zumbis, faroeste, URSO ZUMBI. Fim de papo.

Menção honrosa: Tem o DLC do Lost in Nightmares, do RE5. Eu iria votar nele, mas pesando todo o DLC, o Undead Nightmare venceu. ME PERDOA, JILL VALENTINE.

Best Atmosphere - Alan Wake
Votei no Alan Wake por um motivo básico: Não ficar votando só no Red Dead Redemption. Eles já ganharam muita coisa na VGA - A Vivi Werneck do Girls of War fez um post sobre a premiação.

Best Original Music - Super Meat Boy
É óbvio que eu ia votar no jogo com trilha 8-bit, né? :P

Best Sound Design - Battlefield: Bad Company 2
Dependendo do lugar que você está quando atira, o barulho é diferente. O barulho do lugar em que você atira também varia - afinal, atirar na posta de um carro faz um barulho bem diferente do barulho de um tiro numa parede de concreto. Só isso bastou para ter o meu voto.

Best Voice Acting - Red Dead Redemption
E olha ele aí de novo. Mais uma vez eu sou obrigado a dar meu voto para uma obra da Rockstar Games. Diga-se de passagem, a Rockstar faz um trabalho cada vez melhor com as vozes dos seus personagens - GTA IV é a prova disso, LA Noire não vai ser diferente. Anotem aí.

Best Use of a Creative License - Alice In Wonderland
Triste, mas verdadeiro: Todos os jogos indicados são, de uma forma ou de outra, fracos. Batman: The Brave and The Bold e Spider-Man: Shattered Dimensions tem os mesmos problemas da maioria de jogos de super-heróis: estão extremamente saturados e sem graças. LEGO Harry Potter: Years 1-4 é um jogo divertido, mas depois de um tempo ele irrita - além de não ser tão divertido quanto o LEGO Star Wars ou LEGO Batman ou LEGO Indiana Jones. Epic Mickey é chamado de por aí de Not-So-Epic-As-Expected Mickey. Transformers: War For Cybertron é um jogo cheio de defeitos, que muitos fãs de Transformers - me incluí aí - talvez aguentem por ser um jogo do Transformers. Star Wars: The Force Unleashed II é um jog... Pera aí, o que Star Wars tá fazendo aqui?

Enfim, resta ficar com Alice In Wonderland, um sidescrolling divertídissimo para o Nintendo DS.

Funniest Game - Dead Rising 2
O pouco que eu joguei fez eu dar risada. Demais. Afinal, em que outro jogo você pode colocar um balde na cabeça de um zumbi e furar a cabeça dele com duas furadeiras? Ou amarrar duas M4A1 - ou M16, não me lembro agora - à uma cadeira de rodas e sair atirando no melhor estilo they see me rollin - they hatin?

Nem o "snowmobiles are for sissies" do Battlefield: Bad Company 2 fez eu mudar de opinião. Gore FTW.

Best Cooperative Multiplayer - Lara Croft and The Guardian of Light
Foi o único, de todos os indicados, que eu joguei no modo cooperativo. A câmera, o estilo de jogo... Tudo colabora. É lindo.

Best Competitive Multiplayer - Battlefield: Bad Company 2
Qualquer pessoa em sã consciência sabe que a série Battlefield, como um todo, sempre foi focada no multiplayer. Por isso, o multiplayer é melhor do que qualquer outro jogo de tiro.

Mas rolou um comentário lá que resumiu bem o que é a galera que "prefere" Call Of Duty:
If they would only put an age censorship, so that voting would be allowed from 16+, Black Ops wouldn't get even 3 %
Fim de papo.

Best Original Game Mechanic - N/A
Pra começar, tá tudo errado: Rocket Sliding do Vanquish? Isso nem original é! Flashlight do Alan Wake? PQP. Me recuso a votar nessa categoria. Sério.

Most Improved Sequel - Red Steel 2
Antes que estranhem, não, vocês não viram errado. Eu votei em um jogo do Wii.

Explico: Quando o primeiro Red Steel foi anunciado, eu vi uma galera muito empolgada. Essa galera, muito empolgada, tomou no cu quando o jogo saiu. Viraram motivo de piada e assim por diante. O primeiro Red Steel era um jogo tão ruim que os caras tentaram se redimir da melhor forma possível nessa sequência.

O jogo, apesar de ainda não ser perfeito, apresentou uma melhora de, no mínimo, 70% em cima do antecessor. Ponto pros caras.

Best Implementation of User Generated Content - ModNation Racers
Easy pick - pelo menos pra mim: Foi o unico jogo que eu realmente "compartilhei" conteúdo. BTW, preciso comprar esse jogo, alguém tá se desfazendo? :P

Best Original IP - Enslaved: Odyssey To The West
Antemão: IP = Intellectual Properties. Segundo o GameSpot, é um termo que define o coletivo enredo + personagens.

Votei no Enslaved porque o enredo do jogo é legal e seus personagens se encaixam muito bem no desenrolar. Se não fosse esse jogo, seria o Vanquish ou o Resonance Of Fate.

Best Boss Fights - Mega Man 10
Confesso que fiquei travado nessa categoria por meia hora. Resonance Of Fate tem uns chefes hiper difíceis. God of War III e Bayonetta têm chefes a torto e rodo... Mas nenhum desses jogos tem o nível de dificuldade do Mega Man 10.

Most Memorable Moment - The Blinding of Poseidon (God of War III)
Essa cena é linda, diga-se de passagem.

Best UK-Developed Game - Enslaved: Odyssey to the West
Eu votei no Enslaved por dois motivos básicos: não dá pra considerar Sonic & Sega All-Stars Race como o melhor jogo da categoria - tanto que nem está entre os 5 principais - e a série Fable nunca me desceu.

Most Surprising Game to Make It Past Aussie Censors - Splatterhouse
Essa é uma das categorias mais divertidas. Para quem acompanha, sabe que a Austrália é um dos países que mais bane os jogos do país devido ao conteúdo explícito.

Votei no Splatterhouse por um único motivo: Foi o único que me surpreendeu entre os indicados. FPS já é tão normal que ficaria mais surpreso se um não passasse. Além disso, os dois primeiros God of War e o primeiro Dead Rising foram lançados no país sem maiores problemas.

Best Writing/Dialogue - Mass Effect 2
Sim, esse jogo é cheio de diálogos fodas. Cheio. Não é um ou dois, são vários diálogos.

Best Ending - Red Dead Redemption
Vindo de um jogo da Rockstar, algumas pessoas poderiam esperar um final pífio - vide a maioria dos GTA. Mas não dessa vez: O final de Red Dead Redemption é extremamente... Merecedor.

Dubious Honors
Most Disappointing Game - Epic Mickey
Não preciso nem dizer, né? Por incrível que pareça, esse era o jogo que me faria comprar um Wii. Não fez.

Flat-Out Worst Game - Fighters Uncaged
Eu fiquei entre dois jogos - Fighters Uncaged e Prison Break: The Conspiracy. Acabei votando no Fighters Uncaged por um motivo primordial: eu não consigo me imaginar lutando contra o ar usando o Kinect.

Worst Game Everyone Played - Alien vs Predator
Eu adorei esse jogo. Sério. Mas assumo que o jogo é cheio de bugs e tal. Apesar disso, eu sei que o jogo vende que nem água. Principal motivo? Aquela história de sacar se um filme é ruim pela capa não se aplica aos jogos de video-game.

Best Game No One Played - Resonance Of Fate
Para começar: Vanquish, Enslaved e Resonance Of Fate são 3 jogos que não deveriam estar nessa lista nem fodendo. Apesar disso, eu fico com o Resonance Of Fate por, desses três, ser o mais envolvente.

Least Improved Sequel - Crackdown 2
Nessa lista existem 3 jogos que são piores que os originais: Lost Planet 2, Star Wars: The Force Unleashed 2 e Crackdown 2. Lost Planet 2 e Star Wars: The Force Unleashed 2 ainda são jogáveis até o final.

Worst DLC For Good Games - N/A
Não peguei nenhum dos listados, então não votarei.

Genre Awards
Best Action/Adventure Game - Red Dead Redemption
Por incrível que pareça, todos os jogos indicados aqui são bons. Realmente eles foram bem felizes nessas indicações. No "minha mãe mandou eu escolher" acabou caindo o cagado do Red Dead Redemption. Fair enough.

Best Driving Game - Gran Turismo 5
Chorem - eu não me importo. Eu nem encostei no jogo e cada vez mais vejo que foi o melhor jogo de corrida lançado em 2010.

Need For Speed: Hot Pursuit é divertídissimo, mas não possui a física de um jogo de corrida - além de ser extremamente fácil. Blur é um arcade legal, mas ainda assim é boring depois de 2 horas. F1 2010... É frustrante por não ser simulador. Split/Second é um jogo divertido que cai na mesma categoria do Blur. ModNation Racers e Sonic & Sega All-Stars Racing caem na categoria "Mario Kart", então eu não consigo considerar como o melhor da categoria.

Best Platformer - Mega Man 10
Desculpa, se existe um Mega Man bom concorrendo, eu vou votar nele. Fim de papo.

Best Puzzle Game - N/A
Não joguei nenhum dos indicados, então...

Best Rhythm/Music Game - Rock Band 3
ÓBVIO que é o único indicado realmente legal. O Rock Band: Green Day é divertido, mas eu não voto nele por ser "one band game".

Best RPG - Pokemon HeartGold / SoulSilver Version
Tirando o Resonance Of Fate - que eu já votei em outras categorias - eu considero toda a série Pokemon ótima. Tirando os spin-off, fala sério, é um dos jogos de RPG mais divertidos.

Best Shooter - Battlefield: Bad Company 2
Quem me conhece, sabe: Eu valorizo - e muito - o fator replay. Até hoje eu jogo o primeiro Bad Company. Jogo Doom 3, jogo Half Life, jogo até mesmo o Call Of Duty: World At War. Que me desculpem, mas qual é o fator replay que a série Call Of Duty tem apresentado? Não tem. O multiplayer é um mata-mata sem graça, não existe estratégia, não existem objetivos. Aí vem alguém e me fala "tá, mas o enredo é melhor". Foda-se que é melhor, eu não pago R$180,00 em um jogo pra terminar e encostar na prateleira.

Best Sports Game - FIFA Soccer 11
Apesar de eu achar que jogos como Moto GP09/10 e F1 2010 pudessem concorrer aqui também, acabei votando no FIFA Soccer 11 pois foi a única série que conseguiu - depois de muito tempo - derrubar o "mais do mesmo" PES. Insistiram tanto que conseguiram - e inclusive conseguiram fazer o principal rival começar a mudar a engine. Ponto pra eles.

Best Strategy Game - Starcraft II: Wings Of Liberty
Eu preciso realmente explicar os motivos?

Platform Awards
Best PC Game - Starcraft II: Wings Of Liberty
Mesmo motivo acima. O unico que poderia brigar com o Starcraft II era o Mass Effect 2, mas...

Best Xbox 360 Game - Alan Wake
Enquanto os 5 jogos principais indicados pelo GameSpot são multiplataforma, acabei votando no Alan Wake, o único exclusivo de Xbox 360 que me despertou curiosidade esse ano.

Agora, diga-se de passagem, segundo ano consecutivo com indicações de melhor jogo de Xbox 360 sem nenhum exclusivo? Tem que ver isso aí, hein Microsoft.

Best PS3 Game - God of War III
A lista de melhor jogo do PS3 já tem duas indicações exclusivas: God of War III e Heavy Rain. mas, por incrível que pareça, o GameSpot não colocou o GT5 - e nenhum outro jogo de corrida.

Acabei votando no God of War III mesmo, porque ele é exclusivo e porque ele é mais difícil que o Heavy Rain.

Best Wii Game - Donkey Kong Country Returns
Aos fatos, todos nós sabemos que, dos indicados, o Super Mario Galaxy 2 vai ganhar disparado. Mas isso não me impede de votar em um dos poucos jogos que me fez sorrir vendo o trailer. Valeu, infância. <3

Best PSP Game - Metal Gear Solid: Peace Walker
Tanto faz se for o God of War: Ghost of Sparta ou o Metal Gear Solid: Peace Walker. São dois ótimos jogos.

Best DS Game - Pokemon HeartGold / SoulSilver Version
Farei das minhas palavras as de outro usuáriod o GameSpot:
Pokemon. 140 Hours of Gameplay will speak for me.
Ps: Pokemon não foi indicado entre os 5 principais do GameSpot, mas está em 3º lugar, com 18% dos votos.

Game Of The Year
Red Dead Redemption

Nesse caso eu tive que analisar um por um e, no final, acabou vencendo o que eu julguei como "melhor conjunto da obra". Levei tudo em consideração e acabou saindo o "GTA com cavalos". Oh, the irony.

Só um adendo sobre dois jogos que eu adoro e estavam na lista concorrendo:
Battlefield: Bad Company 2 - Apesar de eu adorar a série, não merecia estar aqui. Está bem longe de ser um "jogo do ano".

Heavy Rain - O jogo é lindo? É. É fácil? Não tanto. É curto? Demais. E tem um dos DLC mais caça-níqueis do mundo.

Most Anticipated Game of Early 2011
Killzone 3

Essa categoria indica apenas jogos que serão lançados no primeiro trimestre de 2011. Logo...

Eu escolhi o Killzone 3 por um único motivo: Gosto. Eu acho o primeiro Killzone (PS2) um jogo de gosto duvidoso, e lembro que resolvi passar bem longe do segundo. Entretanto, qual não foi a minha surpresa ao ver que o KZ2 é infinitamente superior ao primeiro KZ? E assim esperamos que seja o terceiro game.

E esses foram os meus votos no Best Of 2010 do GameSpot. E que em 2011 venham jogos ainda melhores. :)

[UPDATE] 22/12/2010 - 9h48

O GameSpot já começou a listar os vencedores de acordo com os editores. Eu vou atualizando a lista conforme os nomes forem divulgados. Em verde, os resultados que eu votei e acertei.

Special Achievement
Mostly Surprisingly Good Game - Dead Premonition
Best Story - Red Dead Redemption
Best Graphics, Technical - God of War III
Best Graphics, Artistic - Kirby's Epic Yarn
Best New Character - John Marston (Red Dead Redemption)
Best Expansion Pack - Warhammer 40,000: Dawn Of War II - Chaos Rising
Best Downloadable Console Game - Super Meat Boy
Best Downloadable Content - Borderlands: The Secret Armory of General Knoxx
Best Atmosphere - Red Dead Redemption
Best Original Music - Red Dead Redemption
Best Sound Design - Battlefield: Bad Company 2
Best Voice Acting - Red Dead Redemption
Best Use of a Creative License - Batman: The Brave and the Bold - The Videogame
Funniest Game - Dead Rising 2
Best Cooperative Multiplayer - Lara Croft and The Guardian of Light
Best Competitive Multiplayer - Starcraft II: Wings Of Liberty
Best Original Game Mechanic - Vanquish
Most Improved Sequel - Red Dead Redemption
Best Implementation of User Generated Content - Starcraft II: Wings Of Liberty
Best Original IP - Bayonetta
Best Boss Fights - Bayonetta
Most Memorable Moment - The Lizard Trial (Heavy Rain)
Best UK-Developed Game - DJ Hero 2
Most Surprising Game to Make It Past Aussie Censors - God of War III
Best Writing/Dialogue -Red Dead Redemption
Best Ending - Red Dead Redemption

Dubious Honors
Most Disappointing Game - APB
Flat-Out Worst Game - Fighters Uncaged
Worst Game Everyone Played - Final Fantasy XIV Online
Best Game No One Played -Vanquish
Least Improved Sequel -Crackdown 2
Worst DLC For Good Games - Dragon Age: Origins - Witch Hunt

Genre Awards
Best Action/Adventure Game - Red Dead Redemption
Best Driving Game - Need For Speed: Hot Pursuit
Best Platformer - Super Mario Galaxy 2
Best Puzzle Game - Limbo
Best Rhythm/Music Game - Rock Band 3
Best RPG - Mass Effect 2
Best Shooter - Halo Reach
Best Sports Game - FIFA Soccer 11
Best Strategy Game - Starcraft II: Wings of Liberty

Platform Awards
Best PC Game - Starcraft II: Wings of Liberty
Best Xbox 360 Game - Red Dead Redemption
Best PS3 Game - Red Dead Redemption
Best Wii Game - Super Mario Galaxy 2
Best PSP Game - Metal Gear Solid: Peace Walker
Best DS Game - Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skyes

Game Of The Year
Red Dead Redemption

Most Anticipated Game of Early 2011
[TBA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário