sexta-feira, dezembro 17, 2010

Gran Turismo 5 - Primeiras Impressões

Começo esse post com uma palavra: Finalmente! Sim, ele está em minha mãos. O único jogo que consegue ter os títulos de The Real Driving Simulator, 6-YEARS-DEVELOPMENT e Chinese Democracy dos Games simultâneamente. Claro que estou falando dele: o Gran Turismo 5.

Como o jogo teve sofreu um enorme pequeno atraso em relação aos lançamentos dos EUA, Japão e Europa, mas ainda assim foi lançado no Brasil. O preço, oficial do jogo, é de R$199,00 e ele vem com manual em português.

Antes de falar sobre o jogo em si, gostaria de comentar que, sem brincadeiras, eu tremia ontem, quando coloquei o jogo no PS3. Parecia que meu coração ia sair pela boca.

Enfim, jogo dentro do video-game, e como eu estava conectado na internet já veio o primeiro patch para download. Download do patch completado, eis que o jogo começa a rodar.

Antes de começar o jogo efetivamente, você é obrigado a acertar allgumas opções, como o tamanho do seu display. Feito isso, o jogo pergunta se você quer começar a jogar ou instalá-lo antes - eu escolhi a segunda opção.

A instalação durou aproximadamente 45 minutos - um tempo bem próximo ao mencionado em diversos blogs, sites e fóruns do assunto. E, depois de instalado, finalmente vamos lá jogar!

Comecei a jogar o GT Mode. Logo de cara, ele pede pra você indicar algumas informações para a GT Home e escolher a cor do macacão do seu piloto. Depois disso, antes que você possa fazer qualquer coisa, você deve comprar um carro - você começa com um cash de Cr. 20.000, então dinheiro não é o problema principal.

Acontece que o jogo tem um sistema de níveis, e você, inicialmente, só pode comprar carros de nível 0. Ok, então a busca começou. Fui no diretório de carros usados e acabei comprando a belezinha abaixo:


Quem já assistiu Initial D sabe que carro é esse. Enfim, carro adquirido, comecei as licenças.

As licenças dão um belo de "headstart" no jogo. Acredito que, ao terminar a licença B, eu já estava no nível 3. Licença A me jogou pro nível 5 - e então eu tive que fazer algumas corridas para subir de nível e poder começar a licença IC. Sim, você também precisa de um nível mínimo para fazer as licenças.


O maior diferencial dos testes de licença do GT5, ao meu ver, é a diversão. Essas licenças estão altamente intuitivas, deixando um pouco de lado aquela chatice que era fazer as licenças dos jogos anteriores da série.

Deixando um pouco as licenças de lado, fiz algumas corridas e, como era de se esperar, elas foram bem "GT das antigas" - sem dano nos carros, pilotos andando em trilhos, circuitos fáceis... Até que um popup apareceu, informando que eu tinha acesso aos karts. WOW. Eu queria MUITO jogar com os karts para ver qual era a deles.


Pois bem, minha maior surpresa quanto aos karts: são divertídissimos. E por divertídissimos eu não digo "Mario Kart way", eu digo "kart real driving". Sério, é incrível como eles conseguiram "traduzir" a pilotagem de um carro de kart no jogo.


Enfim, fiz algumas missões especiais: Joguei um pouco da NASCAR (posso dizer que o carro parece mais NASCAR do que os presentes no jogo da NASCAR...), joguei uma missão na pista do Top Gear (sério, eu quero uma Kombi daquelas - parece que elas tem direção hidráulica!) e joguei 4 missões da Mercedez. Quando eu vi, já tinha nível suficiente para começar a licença IC, e completando-a eu fiz a licença IB.

Nessa altura do campeonato, eu já tinha alguns carros na garagem - por completar as licenças, ou até mesmo uma série de corridas - mas nada se compara ao primeiro carro 0 Km que você compra, certo? Pois bem, era meio óbvio que eu ia comprar um Chevrolet Camaro SS '10, né?

Como esse é um dos meus primeiros carros Premium - falarei disso mais tarde - eu resolvi testar o Photo Travel com ele. E tirei fotos no o hangar da RBR - o Red Bull Hangar-7...


...e em Kyoto - Gion:


Perceberam uma pequena diferença no meu Camaro? Pois bem, na primeira foto é ele "recém-nascido": totalmente stock como eu comprei. Na segunda foto, eu havia instalado um bodykit e um spoiler, além de rodas novas.

Após essas fotos, corri um pouco com ele - Practice e uma série de corridas que não me recordo - e, com um pouco mais de grana, fiz um upgrade maléfico nele - o carro pulou de 489HP para +650HP. Inclusive, uma coisa que pouca gente deve ter notado - o carro sofre upgrades visuais com a instalação de upgrades de performance, como pode ser visto na foto abaixo, tirada antes da corrida de Cape Ring...



Tá vendo ali no capô? Sim, são aquelas presilhas de capô, que servem pra mantê-lo no lugar. Elas só apareceram ali após eu instalar um kit Supercharger.

E antes que alguém venha e diga "elas sempre tão ali, aff, Gran Turismo é uma merda e você está errado", engula isso, uma foto tirada antes da instalação do supercharger no carro:


A briga entre Premium x Standard
Um dos pontos mais criticados no GT5 foi o fato de só alguns carros serem Premium (em uma matématica simples, 200 de 1000 são Premium). O que acontece é que esses carros são extremamente detalhados. E quando eu digo "detalhados", eu digo que tudo foi pensadoe reproduzido fielmente.

Pego como exemplo o Camaro SS '10. Eu não tenho, mas entrei em um. Eu sei como é o volante, sei como é o painel e garanto - o do jogo é extremamente fiel. E uma coisa que me chamou muito a atenção - o velocímetro dos carros têm a unidade de medida do país de origem.

Uma das coisas que eu fiz foi setar o jogo para mostrar as unidades em quilômetros. Ok? Ok. O jogo realmente mostra em quilômetros a minha velocidade, porém, se eu olhar no velocímetro de um Camaro, ou de um Mustang, a velocidade está lá, em milhas. Se o jogo estiver setado em milhas e o carro for japonês, a velocidade no velocímetro do carro é mostrada em quilômetros.

E, pra completar... Você sabe o que é ter, no painel, um indicativo de que você está usando o farol alto ou baixo? Pois é.

Apontar que o jogo é ruim porque não são todos os carros que tem tratamento premium é a mesma coisa que falar que o Forza é ruim porque a grama não voa - vide a primeira foto desse post (do Trueno) e perceba que o que está em foco não é o carro, mas sim um pedaço da grama que voou quando eu sai e voltei pra pista.


No mais, como parecer final, acredito que não teremos outro GT tão cedo. Não com o tanto de atualizações que o Kaz andou prometendo no Twitter. É esperar para ver e sair voando por aí.


Alguns pontos importantes:

JOGABILIDADE - Sem grandes diferenças para o GT5: Prologue. A física do jogo, porém, é algo que me surpreendeu: Carros FR realmente tem uma chance bem maior de "sair de traseira" nas curvas, enquanto os 4WD são muito estáveis. Além disso, a altura do carro colabora se você for pra fora da pista: O meu Trueno teve uma aceleração melhor na grama do que o Camaro - claro, sem levar em conta a diferença de potência dos motores.

SOM - Como eu sempre fiz em toda a série GT, eu desliguei todas as músicas que tocam durante a corrida. Talvez eu monte uma playlist para quando eu for jogar online, não sei. Por enquanto vai continuar assim, só os efeitos sonoros. E não tenho do que reclamar: O motor dos carros é bem distinto, o barulho do carro no asfalto e na terra é diferente. Assim como deveria ser.

GRÁFICOS - Ah, a parte mais controversa do GT5. É o mais bonito ou não é? Não, não é o jogo mais bonito. Por exemplo - Metal Gear Solid 4 tem gráficos melhores, só pra citar um entre vários.Agora, pra que ter os melhores gráficos? Eu sempre fui a favor da diversão em primeiro lugar. E nesse ponto o GT5 já conseguiu cumprir a promessa.

2 comentários:

  1. Bruno!
    Que demais! O seu post ficou super completo! As imagens são realmente surpreendentes! Vou até pedir para o meu namorado dar uma olhada, ele se amarra!

    Por favor, veja lá no nosso blog (Garotas de Propaganda)! Colocamos seu banner na listinha de blogs que lemos também!

    Abs,

    Marcela

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