quarta-feira, dezembro 22, 2010

Meme das antigas – Dia 22/12 – E o troféu vergonha alheia de 2010 vai para...

Já estamos no dia 22? Que tenso. Não só dezembro, mas acredito que o ano todo passou como um raio - principalmente maio, que foi o mês que eu sai de férias. |:

Enfim, enough of the shit-chat:

Dia 22/12 – E o troféu vergonha alheia de 2010 vai para...

- Sony Brasil
Eu agradeço todos os esforços em tentar lançar os jogos de maneira oficial no Brasil, mas desculpa: pagar o equivalente à US$120,00 (quando o jogo custa US$60,00) e receber um produto que parece pirata é algo de foder. E não é só o GT5: Todos os jogos lançados pela Sony Brasil tem uma qualidade de foder: Killzone 2, MAG, Heavy Rain...

- Senador Valdir Raupp de Matos e sua "Lei anti 'Jogos Eletrônicos'"
O senhor acima - que tem a ficha bastante limpinha - entrou com essa lei ridícula, que torna crime o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos. Ou seja, sabe aquele antigo papo de que video-game é responsável por atos violentos? Então, é mais ou menos por causa disso.

Olha a fichinha limpa dele:
Nome de batismo: Valdir Raupp de Matos
CPF: 343.473.649-20
Período: 2003-2011
Eleito(a) pelo: PMDB

E-mail: valdir.raupp@senador.gov.br

STF Ação Penal Nº383/2004 - Gestão fraudulenta de instituição financeira.

STF Ação Penal Nº358/2003 - Crime contra a administração pública; peculato.
STF Inquérito Nº2027/2003 - Crime contra o sistema financeiro nacional. A denúncia foi recebida em agosto de 2010. Raupp é acusado de desviar recursos de convênio firmado com o Banco Mundial, destinados a gerenciar recursos naturais de Rondônia, do qual o senador era o governador.
STF Inquérito Nº2442/2006 - Crime contra a administração pública - desvio de verbas em obras.
STF Inquérito Nº1990/2003 - Crime eleitoral, uso de documento falso. Sigiloso. O STF recebeu a denúncia em novembro de 2010.
TRE-RO Processo Nº660/1998 - As contas de sua candidatura a governador em 1998 foram reprovadas. O processo está arquivado.
O pessoal lá do GameVício começou uma mobilização contra essa lei. Quem puder ajudar, eu agradeço - afinal, video-game não é só coisa de criança. Se tem algum culpado por deixar uma criança de 7 anos jogar GTA é o próprio pai, que deixa.

- Bombril e seu "reconhecimento" às mulheres

Eu acho louvável a atitude dela de patrocinar inúmeras categorias esportivas:
- Stock Car, desde 2007 ou 2008;
- O piloto brasileiro Lucas di Grassi, inicialmente na no GP do Brasil de F1 e, recentemente, no Desafio das Estrelas, onde ele foi campeão;
- Já foi patrocinadora do Santos FC no futebol, porém não me recordo do ano - não é muito antigo, apesar disso;
- Atualmente, anunciou o patrocínio aos Torneio Internacional da Cidade de São Paulo e Torneio Internacional de Interclubes, ambos de futebol feminino; e ao Torneio Aberto de Tênis.
Mas a questão, da vergonha alheia, bate aqui: está "encaixotado" na maioria das pessoas que quem usa produto de limpeza é sempre a mulher. Apesar de existirem cada vez mais homens que moram sozinhos ou ajudam nos afazeres domésticos ou que simplesmente odeiam algum local desarrumado, parece que isso tá encaixotado na cabeça da galera da empresa também.

A gota d'água foi a "homenagem" que fizeram à jogadora Marta (duas vezes, inclusive) e à jogadora Érika durante os jogos do Torneio Internacional da Cidade de São Paulo: deram um kit de produtos Bombril para elas.

Ok, eu sei que a empresa fabrica esse tipo de produto - se eles fabricassem carros, ele teriam dado um carro, acredito eu - mas poderiam ter passado 2010 sem essa, né?

- Nissan e sua campanha de RT
Essa provavelmente é a coisa mais facepalm do ano. Fizeram barulho, foram fraudados, provaram que foram fraudados, mas deram o prêmio ainda assim. Sério. Sabe o que espanta? A Nissan só tem uns 4 carros que realmente prestam aqui no Brasil, sendo que 2 deles não são acessíveis nem pra galera classe média-alta: o 370z e o GT-R. O resto tem o acabamento bastante questionável, isso quando a mecânica não é ruim. E ainda assim, a galera se matou para tentar ganhar, mesmo sabendo que ia dar merda.

- A galera que disse que não vai comprar carro da Nissan em boicote à campanha do RT
Sim, eu acabei vendo isso no Twitter.

Primeiro, você que participou da campanha: Eu não acredito que você teria condições de comprar um carro da Nissan - afinal, você estava participando.

Segundo que, se você tivesse grana para - e quisesse - comprar um carro da Nissan, você iria direto à concessionária e compraria. A ordem da casa, aqui, é "concurso de Twitter o caralho."
Terceiro: se você tivesse a grana pra comprar um carro da Nissan, mas fosse pesquisar, provavelmente acabaria comprando um da Toyota. Ou da Honda. Ou da Ford. Ou da Chevrolet.

Achei mancada da agência realizadora e da montadora, sim. Mas isso não é motivo de boicote - até porque você, teoricamente, boicota a marca desde que nasceu, né? Então não afetaria de forma significativa as vendas da empresa.

Ou seja, resumindo todo esse boicote: coisa de quem não teria um carro da marca - por um motivo ou outro - pra pagar de pró-ativista de internet.

- Os "tweetalistas" (twitteiros + analistas) militares durante a ação de invasão nas favelas cariocas
Essa é a de morrer, sério. Eu conheço muitas pessoas que tem conhecimento militar - ou serviram no exército ou são aficcionadas por assuntos relacionados - que choravam de rir com os comentários. Pessoas falando que a FAB deveria liberar caças para matar os traficantes - ao invés de bombardeiros - ou então "quero ver quem não vai respeitar a Marinha agora", entre outras pérolas.

Eu não entrarei em detalhes, mas sério: se você não conhece sobre o assunto com profundidade, evite dar sua opinião. Pelo menos em público.

[UPDATE]
- Robert Kubica e o telefone celular
Eu até citaria algumas coisas que foram vergonha alheia dentro da F1, mas resolvi deixar quieto. Entre o que eu ia citar tinha o "Fernando is faster than you", o Alonso perdendo a cabeça com o Petrov, aquela batida entre o Vettel e o Webber, os carros da Virgin, o GP da Coréia... Enfim, tudo isso daria um post inteiro.

Mas esse vídeo, que acabou de ser colocado no Tazio, não tem como passar batido, de verdade. Como largaram um celular dentro do cockpit do carro? COMO?


E nos próximos dias...

Dia 01/12 – Peraí... 2010 tá acabando? #FAIL
Dia 02/12 – Mas 2010 ainda não acabou, ainda vou tentar...
#FAIL
Dia 03/12 – Meu filme preferido em 2010
Dia 04/12 – Meu site/blog preferido em 2010
Dia 05/12 – Um vídeo do YouTube em 2010
Dia 06/12 – Meu livro favorito em 2010 #FAIL
Dia 07/12 – Meu parceiro/a de 2010
Dia 08/12 – Meu lugar preferido em 2010
Dia 09/12 – Meu show preferido de 2010
Dia 10/12 – Minha música favorita em 2010
Dia 11/12 – Minha compra de 2010
Dia 12/12 – Meu pior dia de 2010 #FAIL
Dia 13/12 – Meu melhor dia de 2010
Dia 14/12 – Em 2010 eu pela primeira vez... #FAIL
Dia 15/12 – Em 2010 eu pensei em fugir para...
Dia 16/12 – Em 2010 eu tentei...
Dia 17/12 – Em 2010 eu consegui...
Dia 18/12 – Em 2010 tive inveja de...
Dia 19/12 – Em 2010 eu quase... #FAIL
Dia 20/12 – Em 2010 eu descobri que...
Dia 21/12 – Em 2010 eu quis matar...
Dia 22/12 – E o troféu vergonha alheia de 2010 vai para...
Dia 23/12 – E o troféu me mata de orgulho de 2010 vai para...
Dia 24/12 – Meu momento "Eu sou Ryka" em 2010 foi...
Dia 25/12 – Meu momento "Heleninha Roitman" em 2010 foi...
Dia 26/12 – Meu momento "Paola Bracho" em 2010 foi...
Dia 27/12 – Meu momento "Carla Perez" em 2010 foi...
Dia 28/12 – O problema de 2010 foi...
Dia 29/12 – O bom de 2010 foi...
Dia 30/12 – Uma foto minha em 2010
Dia 31/12 – E 2011?

Alguém me perguntou se existe uma lista de quem está participando do meme. Sim, existe uma lista, e ela pode ser acessada no Pequeno Inventário de Impropriedades, do Max Reinert. :)

2 comentários:

  1. Pensa num ano de vergonha alheia total, né? E só piora, manolo, tá foda. Eu nem pensei muito pra fazer minha lista senão ia ficar o dia inteiro pra decidir, porque né

    ResponderExcluir
  2. Sorry, não entendo picas de F1. É perigoso deixar o celular no carro?

    ResponderExcluir